quarta-feira, 29 de dezembro de 2010


 

 

 

 

 

 Um novo ano que ao iniciar trará consigo

a esperança de dias melhores, a certeza

da realização dos sonhos que ficaram

no ano que passou...

Com o coração repleto de amor, as  dificuldades

da vida serão contornadas com mais facilidade

Para isso, acredite em você, em seu potencial,

em sua força interior

Que o ano novo seja marcado pelo fim das injustiças, das discórdias, dos preconceitos

Um brinde à paz e à fraternidade

Um novo ano para viver, acreditar, amar...



Feliz Ano Novo!







 

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desvendamos o esperma

Foi um aplicado – e provavelmente espinhento – estudante holandês chamado Ludwig Hamm quem, em 1677, descobriu que aquele pegajoso líquido expelido pelo pênis no ápice da relação sexual tinha alguma utilidade orgânica. O 'descobridor' do esperma levou, numa época em que não existia a revista Playboy nem filme de sacanagem, uma garrafa (!) de sêmen ao seu mestre, o inventor e cientista Anton van Leeuwenhoek, e ali apontou minúsculos bichinhos vivos que, a princípio, foram batizados de "animáculos".


Naqueles tempos de inocência, o pequeno Ludwig ainda não podia prever muita coisa. Mal sabia ele que, centenas de anos depois de sacramentada a liquidez da sua aventura porno-científica, o esperma estaria, literalmente ou não, na boca do povo, entre dúvidas sobre sabores, cores, odores, texturas e até propriedades nutricionais e dermatológicas.


Cuspir X Engolir


O sêmen faz jorrar discussões pessoais. Há aquelas que se incomodam terrivelmente com qualquer contato e querem, na medida do possível, manter distância. De outro lado estão as que exibem uma incrível intimidade com o assunto ( Um certo amigo meu por exemplo Allan ) .
o sabor do esperma
A ciência tenta comprovar os experimentos da roteirista, segundo o que afirma a sexóloga Margareth Labate. "Existem alguns estudos que dizem que o gosto do esperma se altera de acordo com o que se come. É, na verdade, o mesmo princípio que também modifica a composição do leite materno. De acordo com essas pesquisas, o sêmen de quem ingere comidas muito condimentadas ou fuma e bebe, é mais amargo. De toda maneira, ainda não há nada muito desenvolvido sobre esse assunto".


A sério ou não, o fato é que o escritório de patentes dos Estados Unidos tem registrada uma fórmula de complemento alimentar supostamente capaz de levar o organismo a produzir um esperma, digamos, mais saboroso. O complemento consiste em uma mistura de frutas liofilizadas, vegetais e temperos e pode ser preparado como bebida, tablete, goma de mascar ou cápsula. Os testes feitos pelos responsáveis pela patente com 27 casais indicaram, entre outras conclusões, que gengibre, canela, noz-moscada e uma combinação de banana, morango e aipo tiveram efeito neutralizante no gosto amargo da ejaculação. Segundo esse pessoal, o efeito pode ser sentido 24 horas após a ingestão do composto.

Texturas

Outra variação comum está na textura , isso ocorre sobretudo em função de questões de formação orgânica. "Um fator determinante para a textura é o número de canais seminais do organismo do homem. Quanto mais canais, mais espesso fica o líquido. A frequência das ejaculações influi bastante, já que há um armazenamento da substância que vai ficando mais densa em proporção à sua produção".


Assim, não é de se espantar que algumas mulheres contem com uma empírica análise clínica como aliada para denunciar certos comportamentos masculinos. "Outro dia mesmo ouvi uma paciente suspeitando de que o marido tinha uma amante, pela quantidade da ejaculação dele. Segundo ela, ele vinha apresentando um volume de esperma menor do que o habitual e ela supunha que isso se devia a relações sexuais que ele poderia estar mantendo fora do casamento. Na verdade, isso é até possível. Mas existem outros muitos fatores que podem estar acarretando isso como medicação, estresse, alimentação e mesmo masturbação" .


Onde é produzido


Cerca de 70% do esperma é produzido numa glândula chamada vesícula seminal, que fica entre a bexiga e o pênis. Os 30% restantes são de responsabilidade da próstata, outra glândula vizinha. A primeira despeja um líquido mais fluido e a segunda entra com o tom esbranquiçado. Apenas 1% da composição do líquido são espermatozóides - cerca de 100 milhões deles por mililitro de sêmen. O que sobra são líquidos excipientes, ricos principalmente em zinco, um antioxidante poderoso, que evita o envelhecimento precoce do organismo. Vai ver que daí surgiu aquela famosa lenda do creme antiidade natural.


domingo, 5 de dezembro de 2010

ADESIVO ANTICONCEPCIONAL TRANSDÉRMICO (EVRA)

O adesivo anticoncepcional transdérmico é mais uma modalidade de anticoncepcional hormonal reversível de alta eficácia à disposição da mulher. Como a pílula anticoncepcional, ele contém dois hormônios (estrogênio e progestogênio) que são absorvidos através da pele de maneira eficiente e prática.


EVRA é o primeiro e único adesivo anticoncepcional transdérmico disponível para uso clínico. Produzido por Janssen-Cilag Farmacêutica, ele é fino, do tipo matricial (dispensa reservatório para os hormônios) e tem uma superfície de contato de 20cm2 de área. EVRA é composto por três camadas: uma camada externa de revestimento flexível que confere o suporte estrutural e protege a camada intermediária; uma camada adesiva intermediária que contém os hormônios etinil-estradiol (EE) e norelgestromina (NGMN) , e uma terceira camada, transparente, que protege a camada adesiva e é retirada pouco antes da aplicação.


Cada adesivo contém 0,60mg de EE e 6,00mg de NGMN e libera na circulação sanguínea 20 e 150mcg do respectivo hormônio a cada 24 horas.

Pelo fato de serem absorvidos através da pele e não passarem pelo fígado antes de exercer sua ação, ao contrário do que ocorre com a administração de hormônios pela boca, a via transdérmica tem a vantagem de não sobrecarregar o fígado e de precisar, por isso, doses totais significativamente menores de hormônios para manter os níveis hormonais necessários para garantir o efeito anticoncepcional de alta eficácia. O adesivo é um quadrado de cantos arredondados com, aproximadamente, 4,5x4,5cm, muito fino e de um poliéster transparente, flexível, muito resistente e impermeável, que impede que a umidade e impurezas interfiram com os hormônios e sua absorção. O EE é o estrogênio utilizado na maioria das pílulas anticoncepcionais e a NGMN é o metabólito ativo do norgestimato, um progestagênio moderno e sem ação androgênica. Ambos são esteróides sintéticos de comprovada atividade farmacológica. A NGMN, além de já testada como anticoncepcional, pelas suas características é também empregada no tratamento de reposição hormonal em mulheres no climatério.

O adesivo é de cor bege, ele deve ser colocado preferencialmente na nádega, no braço, no dorso, ou no abdômen, pois se colocado em áreas de atrito, poderá haver risco de deslocamento ou de absorção inadequada dos hormônios. O adesivo foi produzido pelo laboratório americano Jansen-Cilag Farmacêutica, e teve sua venda aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária em fevereiro de 2003.